domingo, 27 de março de 2016

Corpo e mente

“Eu não tenho um corpo, eu sou meu corpo.” 
O corpo não é algo que eu tenha, o corpo é algo que eu sou.
Estas frases não são originalmente minhas, mas simbolizam claramente a forma como me vejo inserido no material de minha própria existência. O ser que me faz presente é mental (ou melhor ainda, os seres que me fazem presentes são todos eles mentais, por isso em última instância corporais), mesmo sendo o mental aparentemente etéreo, ele é não transcendental, não possui entidade própria, mas realiza sua presença imanente e sua existência como resultado imediato do complexo circuito neural, que físico, já é o meu corpo. O cérebro para existir necessita dos órgãos, dos terminais nervosos e assim de todo o corpo e de seus circuitos biológicos, necessita da química e da física imanente que nos permite a vida. Um corpo pode viver independente de um ser mental, mesmo sendo um corpo humano este pode viver sem a realização mental de pelo menos um ser subjetivo e que encarne a existência de uma pessoa, corpos biológicos podem existir sem o desenvolvimento de nada parecido com cérebro, mas sendo eu um ser mental, sendo eu um ser psicológico e subjetivo que povoa o universo do pensamento, da inconsciência e da consciência, sou corpo pois dele derivo e necessito diretamente para a emergência da mente que me dá vida humana e subjetiva. 

Tenho a impressão, algumas vezes, que meu corpo conspira para que eu não perceba que sou o próprio corpo, e muitas vezes é a mente quem conspira para que pareça absoluta e intangível, tentando me fazer perceber o corpo como algo relegável, algo de menor importância, algo como uma prisão temporária, mas o fato é simples, mente e corpo são unos e por muito tempo ainda o serão. A mente sempre precisará de um corpo, por menor que seja, onde possa realizar o processamento complexo de seu circuito cerebral. Pode ser que um dia chegue, no qual o próprio cérebro biológico possa ser também descartado, mas no mínimo, necessário será, que exista algo como um computador, digital, quântico ou mesmo biológico, para de forma imanente dar origem a mente, que assim dará realização ao ser que me constituirá como pessoa.  

#gotasdoreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário