quarta-feira, 24 de junho de 2015

Entre o humano e o animal

Gorila fêmea protegendo e amparando uma criança
desmaiada, que caiu em seu ambiente,
Entre o humano e o animal, algumas vezes mais pareço mesmo é um monstro, uma vez que para ser humano necessito ser animal, e que bom que sou animal, pois que somente sendo animal posso buscar minha humanidade, assim sempre serei um animal buscando meu ser social e humano.

Sou complexo, somos todos complexos, e desta complexidade mental, o que emerge é um ser psíquico plural, múltiplo, único enquanto ser, nas com uma identidade mental múltipla e transformável. A personalidade e as características do viver variam constantemente, horas de forma consciente e outras horas envoltas em total inconsciência, horas entendendo o que sou e outras horas sem sequer me conhecer, e o pior ainda muitas vezes sem conhecer que me desconheço, horas intencional e outras horas sem intenção, horas tendendo para humano (construído), horas tendendo para animal (natural), e o que é pior, horas tendendo a monstro vivente, que se acha humano.

Meu ser varia constantemente, variações as vezes imperceptíveis, mas que ao longo do tempo se fazem perceber, horas sou dócil, amigável e confiável, algumas vezes até mais dependente do que gostaria, outras horas sou cruel, caçador, amoral, até mesmo imoral, com ares de petulância e desumanidade, mas não sou cruel, desumano ou petulante por que seja animal, e sim porque construí, ao longo do tempo um monstro que fica muitas vezes espreitando a oportunidade de fazer sua presença, ser animal não possui absolutamente nada com ser cruel, e sim com ser natural. Mesmo vivendo em grupo social, horas sou mesquinho e muitas vezes sou puro impulso e nada humano no sentido da realização de minha humanidade.

Algumas horas sou humano, outras sou animal, em geral sou sempre um misto dos dois, horas sou racional horas pura intuição, horas sou prepotente horas altruísta, horas sou realista horas idealista, horas sou individualista horas um ser social, horas sou amoroso horas rancoroso, horas sou apenas homo sapiens outras horas um ser humano.

Entre o humano e o animal, algumas vezes mais me pareço mesmo é com um monstro, e se eu construí este monstro, sou capaz também de desconstruí-lo, basta compromisso, esforço, respeito, racionalidade e alguma sensibilidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário